Pular para o conteúdo

Oitavas, Quartas e Sábados!

  • por

 O que você vai fazer nos próximos sábados?

neymar-goal-celebration-reg7kkml

“O ensino das crianças deve ser dirigido num princípio diferente do que governa o ensino de animais irracionais. Os animais devem apenas ser acostumados a se submeter a seu dono, mas a criança deve ser ensinada a se dominar. A vontade precisa ser ensinada a obedecer aos ditames da razão e da consciência. Pode a criança ser tão disciplinada que, como o animal, não tenha vontade própria, perdendo-se a sua individualidade na do mestre. Tal ensino é insensato e desastrosos os seus efeitos. As crianças educadas assim serão deficientes na firmeza e decisão. Não são ensinadas a agir por princípio; a faculdade do raciocínio não é fortalecida pelo exercício. Tanto quanto possível, deve cada criança ser ensinada a ter confiança em si mesma. Pondo em exercício as várias faculdades, aprenderá onde é mais forte e em que é deficiente. O instrutor sábio dará especial atenção ao desenvolvimento dos traços mais fracos, para que a criança possa formar um caráter bem equilibrado e harmonioso”. EGW Orientação da criança. Pg 39

Pronto! Mais uma vez nossa atitude de guardar o sábado será colocada em cheque. Principalmente pra nós adventistas brasileiros, que tem no seu DNA o gosto pelo futebol.  As próximas duas partidas (oitavas e quartas de final, se o Brasil avançar) acontecerão em horário do sábado. Isso deve ser a deixa pra todo tipo de comentário, a maioria deles chamando a atenção pra este momento fundamental pra mostrarmos quem é o nosso Senhor!

Fico a vontade pra falar disso, pois como alguns sabem, gosto muito de futebol!  Sei o que significa perder esses jogos! Por isso, gostaria de dizer como eu acho que deveríamos nos comportar, como cristãos adultos (Heb 5:14).

A esta altura você já deve ter condições de, seguindo sua própria consciência, de acordo com seu entendimento Bíblico, saber se você vai assistir ou não.  Gostaria que você parasse pra analisar os motivos de sua decisão. Você fará o que fará por quê? A decisão está sendo baseada em quê? Deixa eu ser mais claro. Muitos religiosos são movidos pela convicção dos outros.  É o que eu chamo de cristianismo de segunda mão.  Estão pensando primeiro no que os outros vão pensar. Estes, sem perceber são movidos por medo de disciplina eclesiástica. Seguem aquilo que todos fazem, sem questionar seus próprios motivos. São “crianças espirituais” esperando que seus “pais” lhes tragam leite. Nunca se tornam adultos, não estão e não querem se preparar para o alimento sólido. Afinal, é bem mais fácil deixar que outros decidam, pois se algo sai errado, tenho a quem culpar. Nesse ambiente proliferam os líderes ditadores, que são alimentados pela própria fraqueza dos membros , que pedem alguém que decida por eles. Por isso, acho esta uma grande oportunidade pra você verificar o que te move a fazer o que está fazendo.

Crianças quando são confrontadas, tendem a apontar o erro dos outros, dizendo: “Foi ele que começou”! O problema sempre está nos outros. O que eu espero realmente é que você, como cristão adulto que é, não caia na tentação de, em vez de olhar pra seus próprios motivos, ficar olhando para o que os outros estão fazendo.  Como você já deve saber:  o plano de Satanás não é tanto que você assista o jogo, mas que você se considere melhor do que aqueles que fazem isso. Para estes, os próximos jogos definirão de forma clara se alguém merece ou não o céu. Afinal, para eles a cruz de Cristo, não terá poder sobre aqueles que cometerem o terrível erro de fazer o que eles mesmos estavam morrendo de vontade de fazer, mas não fizeram apenas pra poder estufar o peito e dizer que não o fazem.

Portanto,  cristãos adultos de todos os lugares, a decisão é sua! Só não se esqueça de amar aqueles que decidirem de forma diferente!

128 comentários em “Oitavas, Quartas e Sábados!”

  1. Ficou bem claro pra mim que vc vai assistir ao jogo, porqque vc nao guarda ora si comentarios ridiculos e fica na sua….se eu pudesse eu mandava vc tomar naquele lugar mas eu nao posso, entao vai lamber sabao seu crente de merda.

  2. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, Marcos 9:47
    A ti levanto os meus olhos, ó tu que habitas nos céus. Salmos 123:1
    “Que o Grande EU SOU ajude a todos nós que somos fracos, falhos e constantemente pecadores em todos os aspéctos e que nós possamos nos comprometer em ajudar uns aos outros nesse Grande Conflito”.

  3. Antonio Carlos Rodrigues Ribeiro

    Pastor, eu não entendi muito bem o texto que o senhor postou em relação aos jogos do Brasil na copa 2014.
    Então eu não posso afirmar que é pecado assistir programas de televisão ou rádio, que não seja de assuntos espirituais?
    Como explicar Isaías 58:13,14? Ou Testemunhos Seleto vl. III, 10-12?
    E outros textos da Bíblia e do Espírito de Profecia.

  4. Falou ,falou e não falou nada! Fico pensando o pq as pessoas tem tanto medo de se posicionarem,oras estarei guardando o sábado ao assistir o jogo ?Obviamente que não ! E como tenho essa certeza?Ta escrito na biblia assim:( “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para NÃO fazer O QUE BEM QUISER EM MEU SANTO DIA; e se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, DEIXANDO DE SEGUIR SEU PRÓPRIO CAMINHO, de FAZER o que BEM QUISER e de FALAR futilidades,
    então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. ” Pois é o SENHOR quem fala.) Agora uma coisa é certa ,a decisão é individual e todos tem o livre arbítrio para escolher fazer o que quiser.E ah, não se preocupem em ser julgados pelos homens ,se preocupem em amar e honrar a Deus,pq no final das contas é isso que vale.

  5. Caro Pr. Junior.

    Uma boa mensagem de advertência é sempre muito bem vinda.

    Porém, creio que alguns pontos poderiam ser melhor esclarecidos;

    “Como você já deve saber: o plano de Satanás não é tanto que você assista o jogo, mas que você se considere melhor do que aqueles que fazem isso. ”

    Creio que entendo o muito agradável argumento. Mas infelizmente, posso dizer com convicção que não conheço esse especifico plano de Satanás tanto para os dois próximos jogos tanto para o meu pensar em relação aos meus próximos. Então, lhe pergunto; como o conhece?

    “Para estes, os próximos jogos definirão de forma clara se alguém merece ou não o céu. ”

    Não o conheço, acredito que seja formado em Teologia. Entretanto, postar “merecer o céu” é algo extremamente forte e provocativo vindo por parte de um mero ser humano.

    Atenciosamente,

    Denis L.

  6. Denis L. Me referia a declaração de Cristo: “Não julgueis para não serdes julgados…” Mt 7:1-5 O que julga acha que merece o céu mais do que o outro.

  7. Não devemos nos esquecer dos novos na fé, para os quais temos responsabilidades de esclarecer estas questões.Devemos nos lembrar dos jovens hebreus, na Babilônia, e a guarda do segundo mandamento da Lei de Deus.Precisamos assumir uma posição firme, não deixarmos, os novos na fé serem enganados neste assunto.

  8. Por isso que é tão triste não lermos a Bíblia verso por verso analisando cada palavra, respeitando cada virgula.
    Êxodo 20:01 Deus falava com um povo específico.
    Eu não sai do Egito e vc?
    Existem 3 povos na Biblia e precisamos saber q qual pertencemos pois Deus tem um “recado” específico para cada povo.
    Que Deus abençoe a cada um.

  9. Sim, Pastor. O texto é inspirado e dirigido a educação das crianças. Pode tbm ter a aplicação com relação a “crianças espirituais”. Falou do que os outros pensam ou possam pensar, a importância disso ou não,etc. Corre-se o risco de cair naquela máxima: “Cuide da tua vida que eu cuido da minha!”. Mas eu gostaria de saber o que Deus pensa de alguém que resolva assistir. Afinal, Deus é amor…mas tem tbm Sua vontade bem clara para Seus filhos e para os filhos de seus filhos. Existe alguma orientação clara quanto a ver ou não ver os jogos? Qual seria a tua posição pra orientar tuas ovelhas ( Com base bíblica e profética, claro!)

  10. O título chama a atenção, mas o conteúdo é dececionante, sem nenhuma profundidade nem orientação alguma. Infelizmente essa é uma triste realidade da situação de boa parte dos nossos pastores. Espero realmente que as pessoas que, assim como eu, perderam seu tempo lendo esse texto tenham suas próprias convicções baseadas na Palavra de Deus e, assim, não fiquem mais confusas. Forte abraço!

  11. Fico impressionada com a debilidade interpretativa de muitas pessoas. Já li comentários de pessoas afirmando que o texto profético diz respeito apenas à educação de crianças e por isso é incongruente com o texto sobre futebol, também li comentários raivosos que chega a ser deselegante repeti-los, mas enfim, o que eu quero dizer é que assim como Deus não nos obriga a fazer absolutamente nada (graças ao livre arbítrio), o Pr. expôs sua opinião ao lado da liberdade de o indivíduo sabatista pensar, raciocinar de verdade sobre qual posição tomará, se de transgredir o sábado ou de continuar firme no propósito de desviar o pé de profanar o dia do Senhor (Is.58:13,14). EXAME DE CONSCIÊNCIA, não exame da vida alheia!

  12. É comum se ouvir que no Brasil o futebol é uma “paixão nacional”, capaz de arrebanhar multidões para assistirem aos grandes “clássicos”. Para alguns, o futebol é visto como uma verdadeira RELIGIÃO – idólatra, diga-se de passagem. Até alguns Adventistas, fanáticos por futebol, sofrem um dilema por ocasião da Copa do Mundo, pois algumas partidas decisivas são realizadas no sábado, e ai fica a questão: “obedecer a Deus… ou à paixão?”.

    Eu fico pensando: o que leva uma pessoa a agir de forma tão “apaixonada” quando o assunto é o seu time do coração? Tem gente que é capaz até de MATAR para “defender” o amor pelo time (veja); outros passam noites numa fila (dormindo no chão) para garantir um ingresso para a partida (veja)… e a idolatria continua.

    Por que o futebol (ou os esportes nacionais, de um modo geral) criam tanta obsessão em algumas pessoas?
    Por que alguns seres humanos não querem passar 30 minutos ouvindo um sermão sobre a Bíblia, mas adoram quando um jogo “emocionando” vai para a prorrogação, após 2 horas de disputa?
    Por que algumas pessoas não conseguem acordar cedo para ir à Igreja, mas acordam de madrugada quando a Seleção Brasileira está jogando no Japão?
    Por que um jogador de futebol (alguns semi-alfabetizados) são muito mais valorizados em nosso país, do que um professor, que passa a vida inteira dedicado a formar as novas gerações? É justo um jogador ganhar (no mínimo) R$ 500.000,00 por mês, enquanto que um professor não ganha isso durante toda uma vida de estudos e dedicação?!
    O que um jogador de futebol produz em sua vida para o crescimento do país, além de promover diversão passageira?

    Você já observou o que alguns atacantes (até do futebol feminino) dizem quando fazem um gol? Observe o movimento dos lábios deles na próxima ocasião que você assistir uma partida pela TV. Você verá que eles costumam usar “palavrões” pornográficos para comemorarem as conquistas… Toda vez que os “capitães” levantam a taça, as palavras são as mesmas: palavrões, palavrões, palavrões. Que exemplo moral está sendo dado para os jovens?! Especialmente para os que os idolatram… A grande maioria dos jogadores faz questão de ostentar uma vida de luxos e vaidades, com brinquinhos de diamante, carrões importados, ricas mansões, e muita droga…

    Eu estou aqui fazendo uma análise crítica ao futebol, mas existem muitos outros setores da nossa sociedade que são extremamente injustos, pois supervalorizam aqueles que nada produzem de concreto para o bem social e o crescimento da qualidade de vida das pessoas. Acho que era exatamente pensando nesta sociedade injusta e mundana em que vivemos hoje, que o Espírito Santo orientou Paulo a escrever o seguinte:
    “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” – 2Tim. 3:1-5.

    Se você gosta de futebol, não deixe que ele se torne um deus em sua vida (Êxo. 20:3).

  13. Estou replicando um comentário. Não gosto de criticar quem assiste a jogos no sábado, mas para pegar um texto e fazer esse comentário… Falou ,falou e não falou nada! Fico pensando o pq as pessoas tem tanto medo de se posicionarem,oras estarei guardando o sábado ao assistir o jogo ?Obviamente que não ! E como tenho essa certeza?Ta escrito na biblia assim:( “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para NÃO fazer O QUE BEM QUISER EM MEU SANTO DIA; e se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, DEIXANDO DE SEGUIR SEU PRÓPRIO CAMINHO, de FAZER o que BEM QUISER e de FALAR futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. ” Pois é o SENHOR quem fala.)

    A DECISÃO É DE CADA UM… IR PARA O CÉU TB É UMA ESCOLHA!

  14. Aparecida Benedetti Terceros

    JOGO DO BRASIL PROX SABADO … DAS 13 AS 15 HS Acho que nao tem problema se vc ja sabe o que fazer nao eh mesmo?!
    Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
    Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.
    Isaías 58:13-14 E NAO ADIANTA IR PERGUNTAR AO PASTOR : De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
    Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Romanos 14:12-13 , Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Romanos 14:22 E que possamos pensar seriamente se nao podemos resistir as tentacoes em algo tao pequeno como resistiremos a coisas mais importantes?!

  15. A guarda do Sábado não define a salvação, mas a adoração de outros deuses pode ajudar com que uma pessoa não alcance o céu. A indicação de não assistir aos jogos no dia de Sábado é a mais clara decisão que um cristão deve tomar, tendo em vista que tudo aqui na terra é passageiro. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:36-37. Um jogo de futebol não pode valer mais do que a comunhão com DEUS. Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. Marcos 8:38 Não há justificativa para assistir ao jogo. Não se deve e pronto. A resposta mais clara que devemos ter diante dessa tentação é a mesma que Jesus disse ao inimigo quando foi tentado. “Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.
    Marcos 8:33

  16. Wanderson figueiredo

    Deus é amor. Demonstrou Ele este amor na dádiva de Cristo. Quando “deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16), nada reteve de Sua possessão adquirida. Deu todo o Céu, do qual podemos tirar poder e eficiência para não sermos repelidos nem derrotados por nosso grande adversário. Mas o amor de Deus não O leva a desculpar o pecado. Não o desculpou em Satanás; não o escusou em Adão ou em Caim; nem o desculpará em qualquer outro homem. Não tolerará nossos pecados, e não passará por sobre nossos defeitos de caráter. Espera que vençamos em Seu nome.

    Em nosso conhecimento de Cristo e de Seu amor, o reino de Deus está posto no meio de nós. Cristo nos é revelado em sermões e cantado em hinos. O banquete espiritual é-nos apresentado em farta abundância. A veste de bodas provida com infinito custo, é oferecido liberalmente a toda pessoa. Pelos mensageiros de Deus nos são expostas a justiça de Cristo, a justificação, as excelentes e preciosas promessas da Palavra de Deus, o livre acesso ao Pai por Cristo, o conforto do Espírito, e a bem-fundada certeza da vida eterna no reino de Deus. Que poderia Deus fazer por nós, que não tenha feito em prover a grande ceia, o banquete celestial? No Céu é dito pelos anjos ministradores: Executamos a obra para que fomos enviados. Repelimos os exércitos dos anjos maus. Enviamos luz e claridade à mente dos homens, avivando-lhes a memória do amor de Deus expresso em Jesus. Atraímos-lhes os olhares para a cruz de Cristo. Seu coração foi movido profundamente pelo sentimento do pecado, que crucificou o Filho de Deus. Foram convencidos. Viram os passos que devem ser dados na conversão; sentiram o poder do evangelho; seu coração foi sensibilizado ao verem a excelência do amor de Deus. Contemplaram a beleza do caráter de Cristo. Mas com a maioria, foi tudo em vão. Não quiseram submeter seus próprios hábitos e caráter. Não quiseram depor as vestes terrenas para serem trajados com as do Céu. Seu coração era dado à avareza. Amavam mais a companhia do mundo do que a de Deus.

    Não haverá oportunidade futura em que os homens se poderão preparar para a eternidade. Nesta vida é que devemos trajar as vestes da justiça de Cristo. Esta é a nossa única oportunidade de formar caráter para o lar que Cristo preparou para os que obedecem aos Seus mandamentos.

    Rapidamente, os dias de graça estão terminando. O fim está próximo. É-nos feita a advertência: “Olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” Lucas 21:34. Vigiai para que não vos encontre desapercebidos. Acautelai-vos para que não sejais achados na ceia do rei sem vestes nupciais. EGW – Parábolas de Jesus – Cap.24.

  17. Rosemery Robert de Oliveira

    Já fui muito apaixonada por futebol. Quase toda minha família é flamenguista doente, eu também era, mas comecei a dar mais valor a outras coisas principalmente pelo fato de ficar deprimida quando meu time perdia ou quando o Brasil não vencia uma copa! Hoje vejo que o futebol virou um meio de distrair o povo para não prestar atenção nas terríveis irregularidades que ocorrem no país. Nenhum jogador é mais fiel ao time, pois ao receber uma oferta melhor, colocam outra camisa sem pensar duas vezes, ou enquanto o país chora a derrota na copa, no outro dia aqueles mesmos jogadores que saíram arrazados do campo estão comendo churrasco! Que eu saiba na cultura brasileira ao se comer churrasco está comemorando algo, ou estou enganada? Apesar de não comer churrasco também comemoraria pelo meu bolso cheio de dinheiro! Se nem eles ( os jogadores ) estão morrendo pelo seu pais ( pois muito deles nem aqui moram mais) por que eu, adoradora de um Deus Maravilhoso, que nunca nos decepciona e não nos troca por nada, vou perder meu tempo precioso no dia de sábado para assistir um jogo? Quando eu era adolescente ouvi essa frase de uma senhora da igreja: antes de ser adventista eu sou brasileira por isso eu vou assistir o jogo no sábado! fiquei impressionada pois eu tinha pouco tempo de batizada. Sou brasileira com muito orgulho, mas estou por aqui de passagem, este é meu país emprestado porque a minha pátria é celestial! Sou tão patriota que fico triste de apenas na época da copa são colocadas bandeiras do Brasil em todo lugar, mas porque não o tempo todo, quando fui aos Estados Unidos, reparei que em todo lugar tem uma bandeira ou várias, independente da época. Sou muito patriota, amo muito o meu país, mas prefiro passar 24hs com Deus pois estou me preparando para ir morar com Ele! Pastor, você é uma benção! que Deus te abençoe sempre, você e toda sua família!

  18. Não consigo encontrar nenhum caso na vida de Cristo que demonstre haver Ele dedicado tempo a jogos ou diversões. Ele era o grande Educador para a vida presente e futura. Não tenho conseguido encontrar nenhum caso em que Ele tenha ensinado os Seus discípulos a empenharem-se na diversão do futebol ou em jogos de competição…no entanto, Cristo era nosso modelo em todas as coisas. ( FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PG 229 )
    Os textos aqui apresentado estão no SAIThttp://www.centrowhite.org.br/visionario/arquivos/visionario_teen7.pdf
    >foco nos esportes
    Direto ao Ponto:
    Embora Jesus fosse mal tratado por seus irmãos, Ele não se tornou amargurado ou
    mal humorado… . Perguntavam-Lhe muitas vezes: Por que te aplicas a ser tão
    diferente de todos nós? Jesus respondia: “Está escrito: bem aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor… Por que você não gosta dos jogos e esportes como os outros jovens? Eles o questionavam.
    Sua resposta era: “Eu me alegro nos caminhos dos teus
    testemunhos, mais que em riquezas. Meditarei em Tuas
    instruções e respeitarei Teus caminhos. Encontrarei deleite
    em Tua instrução: não me esquecerei de Tua Palavra”.
    .( Adaptado do Manuscrito 5, 1986.)
    http://www.centrowhite.org.br/visionario/arquivos/visionario_teen7.pdf
    Cindy Responde:
    Ellen White nunca condenou um jogo de bola de fundo de quintal ou uma partida
    de basquete, mas ela advertiu sobre os perigos potenciais dos esportes. Ela alertou
    que os jogadores podem ás vezes se tornar tão obcecados em demonstrar sua
    superioridade ou em vencer que isso pode os levar à disputa e orgulho, Ela observou que
    era a competição, a rivalidade e o desejo de ser melhor do que os
    outros que causou a queda de Satanás do céu (veja, Este dia com
    Deus p. 309). O que ela quer que lembremos é que os verdadeiros
    vencedores são aqueles que ajudam os outros a vencer e
    não aqueles que vencem machucando os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile